NENHUMA VIOLÊNCIA PODE SER TOLERADA

A violência contra a mulher é uma triste realidade que persiste em sociedades ao redor do mundo, manifestando-se de diversas formas, como física, psicológica, sexual e econômica. Este fenômeno é uma violação grave dos direitos humanos e exige uma abordagem séria e coordenada para erradicá-lo. No contexto brasileiro, a Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, representa um marco legislativo crucial no combate à violência doméstica, estabelecendo medidas protetivas e penalidades mais rigorosas para agressores.

Além da legislação, normas técnicas desempenham um papel fundamental na promoção de ambientes seguros e igualitários. A ABNT PR 1019 destaca-se como uma norma que visa orientar as organizações na implementação de práticas e políticas de prevenção e combate à violência contra a mulher no ambiente de trabalho.

Para mais informações:

participação do creciSP

O CRECISP, por meio de sua Portaria que institui o Programa de Combate à Violência contra a Mulher, tem um papel significativo na promoção de uma cultura antiviolência em todos os níveis. 

Comprometido com a difusão de ações e propostas para o estabelecimento dessa cultura, o Conselho atua junto a seus funcionários, colaboradores, conselheiros, inscritos e à população em geral para prevenir e combater a violência contra as mulheres. 

Além disso, sua adesão ao Pacto 'Ninguém Se Cala', promovido pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), reforça esse compromisso. 

Ainda, o Conselho ofereceu o curso ABNT que orienta e capacita para a prevenção e punição de atos de violência, consolidando sua atuação em prol da igualdade de gênero.

Tenha acesso aos conteúdos clicando nos links abaixo.

eventos

Apresentação do Programa do CRECISP - 12/2023

14ª Reunião anual - 01/2024

O ESTADO DE SÃO PAULO

Periodicamente, o Conselho tem divulgado na coluna do Jornal O Estado de São Paulo os eventos sobre o programa para toda a sociedade. 

No último dia internacional da mulher, comemorado no dia 8 de março de 2024, foi realizado no Conselho um evento, conforme veiculado aqui.

No dia 26 de abril foi realizado mais um evento, mantendo a preocupação do Conselho ao tema, na Assembleia Legislativa de SP com Jorge Lordello. Clique aqui para ver a publicação.

Para saber mais sobre a matéria do programa de combate à violência criado pelo CRECISP também publicado no jornal, acesse aqui.

conteúdo para divulgação

O Conselho criou uma revista interativa e cartazes, sendo estes em parceria com o Ministério Público do Trabalho - MPT, para divulgação do pacto Não Se Cale nas redes sociais. Divulgue você também!